Pesquisa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Familia Adelaide Garnica comemora a Páscoa

"A palavra 'páscoa' significa passagem. Nós precisamos passar de uma situação para outra situação, e cada um precisar sentir dentro de si mesmo o que quer fazer morrer e ressuscitar. Por exemplo, a morte do ódio para que o amor viva, a morte da violência para que a paz viva, a morte da miséria para que a bonança viva. Então é preciso matar algumas coisas dentro de si mesmo para que outras vivam, e isso é Páscoa. Quando Jesus se faz homem, vive, morre e ressuscita. Ele mostra que a grande vitória é a vitória do amor. Se a gente acha difícil compreender toda a Sagrada Escritura, mas consegue compreender o que é amar e se conseguimos amar os outros de verdade, a gente poderá viver a Páscoa todos os dias, para que a ela possa acontecer no coração de cada família, cada jovem, de cada mulher, de cada homem, de cada criança, e que o ódio, a violência e a morte possam ser vencidos pelo amor, pela vida e pela Paz".
Gabriel Chalita








terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana do LIVRO

" Há muito tempo observa-se que a leitura ajuda a resistir as adversidades, mesmo nos contextos mais difícies. Mas a maior parte desses testemunhos vem daqueles que então imersos na leitura desde a infância"


Foi assim como se usasseo pó de pirlimpimpim que tudo começou.
Depois de ser criticado humilhado, preso, de estar tão desgostoso com os adultos, que Monteiro Lobato decidiu - se a literatura infantil.
Reformulou diversos livros infantis como Narizinho Arrebitado e lança o Sitio do Picapau Amarelo e seus inesquecíveis personagens.
Que adulto nunca quis voltar a ser criança? ser Pedrinho ou Narizinho e ate mesmo o Visconde.
Eles são a representação perfeita das crianças de ontem, de hoje e de amanhã abertas a tudo querendo ser felizes.
E é dessa forma que iniciamos nossa semana do livro com muita leitura... voltando a ser crianças e procurando sempre a FELICIDADE...
Abaixo fotos da atividade






Dia do Índio

As crianças de nossa escola aprendem desde cedo a valorizar a crença e os costumes de todos os povos, e em especial os povos indígenas, que a tanto são esquecidos.
Neste bimestre trabalhamos com a diversidade dos povos indígenas e a riqueza cultural e social que tanto contribuiu para a formação de nossa sociedade.
Nossa apostila trouxe o resgate desse tema que estava um pouco esquecido.
Assistimos aos videos TV escola Puralidade Cultural Índios no Brasil, e depois as crianças apresentaram seus trabalhos de pesquisa e recortes.
Aprendemos juntos como era a vida dos índios antes da chegada dos portugueses, seus valores e características, a divisão do trabalho. E o mais importante o sentido da terra, do trabalho e da natureza para os indígenas.
É importante esse trabalho de conscientização para que as gerações futuras possam olhar para o indígena como um POVO VALENTE GUERREIRO e que merece todo o nosso respeito
Abaixo fotos do trabalho


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Alunos Da EMEF Adelaide Garnica participam de plantio de arvore no dia 14 de abril

O evento contou com a participação de várias autoridades civis e religiosas, inclusive do bispo Dom Pedro Luiz Stringhini , que ressaltou a importância de cuidarmos do MEIO AMBIENTE com destaque no tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011"FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA" com o lema " A criação geme em dores de parto
As crianças puseram a "mão na terra" como podemos ver nas fotos abaixo













segunda-feira, 4 de abril de 2011

Como incentivar os alunos a participar das aulas.

A professora Rosineide do 1º ano A, encontrou no MÉTODO DA ESTRELINHA, uma forma saudável de incentivar seus alunos, oferecendo uma estrelinha por tarefa cumprida.
A estrelinha é concedida aos alunos que participam das mais diversas atividades propostas, tanto na lição de casa como nas tarefas realizadas em sala de aula e também bom comportamento. Essa estrelinha vai para um painel na sala de aula onde todos possam ver.
Dessa forma simples a professora Rosineide consegue uma participação mais efetiva dos seus alunos.
Abaixo foto do projeto

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mensagem de Reflexão

Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar.
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

Cora Coralina